Você que me lê, me ajuda a nascer.

quarta-feira, março 27, 2019

Ciúme.

Ciúme. O que é?

Uma invenção que não serve para mim.

Para mim ciúme é posse, desejo de controle da outra pessoa. Pode ser do tempo, do corpo, das ideias. 
Há muitas coisas que não são ciúmes mas são assim rotuladas também. Eu não me acho ciumenta, mas não posso dizer que nunca senti ciúme. Para mim, uma pessoa ciumenta é aquela que baliza suas ações a partir deste sentido. Eu não dou essa ousadia a ele.

O ciúme não serve para nada. Nada. Há quem diga que eu sou uma pessoa pragmática demais. Não gosto de ser vista assim, mas talvez haja algum sentido. Eu penso que se existe algo que não me faz bem em nada, precisa ser descartado. 

Mas não é assim fácil, dizem pessoas ciumentas. É um exercício diário, inclusive de perceber se sentiu, como sente, porque. Quando tenho certeza que sou correspondida, o ciúme não tem espaço nenhum; quando não tenho certeza se sou, ele não aparece porque eu não daria espaço para alguém que eu não tenho certeza se gosta de mim tomasse conta dos meus sentimentos. 

E quando alguém que eu quero bem está feliz, não há porque sentir ciúme disso. Só se a mente tivesse muito apertada mesmo.

Aonde. É muito desperdício de energia me retar quando alguém está feliz. 

Nenhum comentário: