Você que me lê, me ajuda a nascer.

quinta-feira, março 30, 2023

Minha irmã e eu: diário, memórias e conversas sobre Marielle, Anielle Franco.


Onde mais eu ia saber que o nome de Marielle não era Franco e sim Francisco? Eu não vejo tanta TV' e nem tenho rede social, gente. Se agrada saber, sou daquelas que já namorou por carta. 
Chorei em muitas partes do livro, sim. Mas eu não consigo entender ainda porque é que não se fala da mulher branca que Marielle namorava. Queria saber mais sobre ela, sim.
A coisa que mais gostei do livro foi uma citação de bel hooks, do livro Tudo sobre o amor. Já anotei ali para comprar (e já estou pensando numa rotina diária que inclua uma hora de leitura de livros teóricos, para aquecer os estudos). bel fala da amizade com mulheres negras e de como elas não precisam ser lineares, perfeitas, completas. Antes de tudo, o mais importante é ter relações, seja de amizade, de desgosto, inimizade e admiração. 
É assim mesmo que eu penso. Eu não tenho a mínima condição de conviver com todo mundo. E eu estou só falando de gentes negras.

Anielle Franco

 

Nenhum comentário: