Você que me lê, me ajuda a nascer.

domingo, janeiro 08, 2023

Reatividade.

Ouvi essa palavra a primeira vez com uma amiga. Ela disse

eu sou muito reativa, eu sei

No contexto, achei que era algo como "eu revido as coisas". E é isso, né? Só que eu não tinha pensado melhor sobre isso e percebido que nem sempre essa pode ser a melhor postura diante da vida. Aí agora eu parei para pensar no tal comportamento reativo, tal como a expressão passivo agressivo, que na hora não me chamou tanto a atenção e não me parecia algo tão grave, ser reativa, ser passiva, tudo tem consequência. Quais são as consequências que quero sentir da vida? 

Eu fico vendo muita gente ao meu redor com essa postura de "bateu, levou" porque ela parece tão impulsivamente deliciosa e desatadora de nós na garganta, mas não. Parece mais uma resolução rápida para formas de ser no mundo. Fiquei pensando se quero isso, se quero cultivar isso dentro de mim. 

Eu não sei se posso me classificar como uma pessoa reativa. Estou prestando atenção a como respondo às investidas das pessoas. Se eu ouço algo que não concordo, como reajo? Eu penso muito antes de falar ou responder qualquer coisa?

Estou descobrindo isso aí sobre mim agora. fico pensando em como ser melhor para as pessoas que me amam e estão ao meu redor.  


Nenhum comentário: