Você que me lê, me ajuda a nascer.

domingo, janeiro 08, 2023

O dono do morro: um homem e a batalha pelo Rio, Misha Glenny




Cheguei nesse livro por conta do podcast de Brown com Gregório Duvivier. Eu achava Gregório meio forçado, e ainda acho. Mas a conversa é legal e ele dá a dica de dois livros muito interessantes. Não é o livro mais bem escrito do mundo, mas li. Há algum tempo, o tema do livro me interessava por demais. Atualmente, nem tanto.
Sonhei com Nem da Rocinha essa noite. Não lembro bem, mas foi algo entre fascínio e medo, obviamente. No sonho, eu sei que estava na Rocinha, porque o cenário era tal e qual eu imagino que lá seja: uma explosão de cores e gentes, portas, ruelas e casas. 
Eu amo o Rio de Janeiro, de paixão. Tudo que vivo lá é sempre fascinante. Essas histórias me fizeram correr para Internet, para lembrar de coisas que nem assisti. Me peguei pensando o que eu estava fazendo entre 2010 e 2012 que não prestei atenção em nada disso acontecendo. Lembrei de Amarildo e pude me lembrar de tudo que li e ouvi à época. Lendo assim, dez anos depois, tudo parece fazer tanto sentido!
Inauguro a lista do ano e já começo a ler outro em seguida. Estou animada.


Misha Glenny
 

Nenhum comentário: