Você que me lê, me ajuda a nascer.

quinta-feira, novembro 24, 2011

Debate.



Para quem ainda não leu, aqui vai o texto do Projeto de Lei na íntegra, publicado no dia 15.11.2001 no Diário Oficial do Estado paulista:

PROJETO DE LEI Nº 992, DE 2011

Proíbe o uso e o sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no Estado de São Paulo e dá outras providências.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:
Artigo 1º - Fica proibido a utilização e/ou sacrifício de animais em práticas de rituais religiosos no Estado de São Paulo.
Artigo 2º – O descumprimento do disposto na presente Lei ensejará ao infrator, a multa de 300 UFESP’s (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) por animal, dobrando o valor para cada reincidência.
Artigo 3º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Em tramitação, o projeto sofreu alteração na Câmara e inclui, além dos animais, a proibição das utilização de aves nestes rituais. 
Quer saber o que eu acho disso? Vou dizer o que disse Exu-Bará no filme O Jardim das Folhas Sagradas:


como você vai sustentar um terreiro sem sangue? como você vai fincar sua raiz, seu chão?


Respeito quem é a favor que esta lei se estabeleça, mas, antes de tudo, respeito o candomblé não apenas como religião, mas como modo de fazer. Não acho que não se possa praticar o candomblé verde, como postulam por . Talvez fosse mesmo mais certo criar uma outra religião sem utilizar o mesmo nome, enfim... talvez. Eu só sei do que acredito. E acredito no que sinto. 

Nenhum comentário: