Você que me lê, me ajuda a nascer.

terça-feira, agosto 10, 2021

Irmã Outsider, Audre Lorde.



Audre Lorde é necessária, temos de ler. Sim. Sim, a gente entende o quanto a poesia é poderosa para nós quando encontramos os escritos de Audre Lorde. Não a percam de vista. Li alguns dos textos deste livro, nomeadamente aqueles que tratam do ódio e do silêncio (ou silenciamento) de mulheres negras.
Ela diz:
Quais são as palavras que você ainda não tem? O que você precisa dizer? Quais são as tiranias que você engole dia após dia e tenta tomar para si, até adoecer e morrer por causa delas, ainda em silêncio? [...] Fale para elas sobre como você jamais é realmente inteira se mantiver o silêncio (p. 53) 

Quando ela me instiga a pensar sobre a poesia não ser um luxo e me diz que agora mesmo ela poderia citar dez ideias que consideraria intoleráveis ou incompreensíveis  e assustadoras a menos que viessem de sonhos e de poemas (p. 47), eu penso em:
1. Levitar
2. Fazer sexo com seres espirituais
3. Comer plantas que acho bonitas 
4. Virar água de chuva
5. Tomar um banho de saliva de alguém que eu amo
6. Matar o presidente ("hoje eu tou feliz")
7. Voar 
8. Ver todas as pessoas sem roupa
9. Viver em estado meditativo 24h por dia
10. Esquecer as dores do mundo e a fome

Ouça o que Audre Lorde diz às pessoas do mundo todo.

Audre Lorde


 

Nenhum comentário: