Você que me lê, me ajuda a nascer.

quarta-feira, maio 29, 2019

Anti-machismo.

Um colega perguntou

um homem pode se declarar feminista?

Eu disse que para mim essa não seria a pergunta de saída. Estou mais preocupada em saber se tal homem que está ocupado em se dizer feminista tem se ocupado também em detectar nele o que tem de machismo. Para que dizer-se feminista? Qual é o sentido de declarar tal coisa?

Aprendi com Tracey Marks que essa coisa de homem que diz saber sobre tudo, que opina sobre tudo, que dá pitaco em tudo pode ser mais uma faceta abusiva também. Típico comportamento de quem acha que tem mais a contribuir com tudo do que todo o resto do mundo. Assim, eu fico desconfiada quando encontro um moço pela vida e ele arrota prepotência dizendo 

eu sou feminista

torço o nariz quando ele diz

eu não sou machista

olho bem para ele quando ele diz

é, eu sou machista, eu sou homem, nunca vou deixar de ser

e dou alguma atenção quando ele diz

estou tentando não ser machista

Essa atenção não quer dizer que tudo está resolvido. Nessa vida, já vi de tudo. Todos as respostas acima e nenhuma delas me salvou de ouvir piada machista, de perceber comportamento misógino, de ter medo, de me sentir insegura por ser mulher (e negra). O que me faz realmente começar a achar que existe alguma mudança é quando um cara, em silêncio, levanta depois do almoço e vai lavar os pratos, sem achar que precisa receber nada em troca porque fez isso (e sem fazer isso só no primeiro encontro para impressionar). Quando ele, sem alarde, lava a própria roupa e me pergunta se tem alguma roupa minha para colocar de molho. Quando ele, sem conversa fiada na mesa do bar arrotando ser feminista, chega em casa pensando no almoço ou no jantar ou tira as roupas do varal e dobra direitinho em cima da cama. Quando ele, enfim, está mais ocupado em pensar em seus privilégios de macho do que declarar qualquer coisa para o mundo.

Nesse sentido, acho que, no máximo, os homens podem se dizer anti-machistas, para não soar pretensioso demais. Até porque, sendo mulher negra, nem acho que o feminismo branco me representa. Assim, a real é que dizer-se feminista, meu caro colega, não vai salvar os caras de coisa nenhuma. 

O que salva?

Eu não sei. Para mim a salvação nem existe, não há saída. Os homens aprenderam a ser homens sendo machistas. Não sei como resolver isso (só sei como escapar), nem sei se quero. Só quero viver para ver/viver/sentir relações onde essa não será a pauta eterna. Parece difícil, mas eu ainda acredito. 

5 comentários:

Thá Silva disse...

Eu acredito também. 🖤

Migh Danae disse...

Que massa

Alefiga disse...

Te amo 😘 ❤️

Geisagiraldezedu@gmail disse...

Acredito por ser viciada em esperança, pode não ser pauta eterna, mas é pauta constante..acho cansativo ter falar pra lavar pra fazer, falar que nao existe "feministo" rs. Entre o discurso e a bunda no sofá tem a louça, a roupa, a comida... Menos discurso e mais louça lavada, roupa estendida, casa varrida...escapar é o que dá mesmo!

HELENA disse...

Post de importância vital!