Você que me lê, me ajuda a nascer.

sábado, abril 18, 2020

Angola Janga, Marcelo D'Salete.



Eu El-Rei faço saber a vós Capitão Zumbi dos Palmares que hei por bem perdoar-vos de  todos  os  excessos  que haveis  praticado  assim  contra minha Real  Fazenda  como  contra  os  povos  da  Capitania  de  Pernambuco,  e  que  assim  o  faço  por  entender  que  vossa  rebeldia  teve razão nas maldades praticadas por alguns maus senhores em desobediência às minhas  reais  ordens.  Convido-vos  a  assistir  em  qualquer  instância  que  vos  convier,  com  vossa  mulher e vossos filhos, e todos os vossos capitães, livres de qualquer cativeiro ou sujeição,  como meus fiéis e leais súditos, sob minha real proteção, do que fica ciente meu governador que vai para o governo dessa capitania.
26 de fevereiro de 1685, Salvaterra, El-Rei de Portugal D. Pedro II. Carta endereçada a Zumbi. Não é conhecido se o documento chegou ao destinatário.

Que livro lindo. Todo mundo deve ler. Todo mundo. Pesquisa linda e enorme deu nesse livro lindo e enorme. Se tiver o nome Marcelo D'Salete, pode pegar e ler, porque sempre vai valer a pena.

Fiquei sabendo que vem coisa nova por aí, mais não digo (porque não sei).




Nenhum comentário: