Você que me lê, me ajuda a nascer.

quinta-feira, outubro 09, 2014

Aécio Never!




COLETIVO QUILOMBAÇÃO COM DILMA NESTE SEGUNDO TURNO – “Aécio Never!”

O Quilombação – Coletivo de Ativistas Antirracistas - não tirou posição de defesa de candidato à presidente(a) no primeiro turno, pois entre os quilombativistas havia apoiadores de Dilma, Marina e Luciana Genro. Além disto, entendemos que por ser um coletivo suprapartidário não cabia um apoio oficial a uma candidatura naquele momento. Porém, não nos furtamos a tirar um posicionamento político, expresso no documento programático intitulado "Negros e negras construindo o poder popular" que foi apresentada em uma reunião com a presença de vários candidatos no dia 11 de setembro passado, entre eles o candidato a senador pelo PT, Eduardo Suplicy e os candidatos a deputado federal Douglas Belchior (PSOL) e Flávia Costa (PC do B) e deputado estadual, Juninho (PSOL) e Marco Antonio Zito (PTB), além do ator Sérgio Mamberti, representante do comitê de campanha do candidato Alexandre Padilha (PT).


A leitura que fazemos neste documento é de que há necessidade de transformações estruturais na sociedade brasileira para a superação do racismo o que só poderá ser feita com a construção de um poder popular, anticapitalista. (clique aqui para ler).


Nós, quilombativistas, não temos a ilusão de que este poder popular está sendo construído neste governo. Nem tampouco será com um possível novo governo Dilma. Principalmente porque estes governos, não obstante os avanços em determinadas políticas de inclusão social, são produtos de alianças políticas que dificultam ou travam avanços estruturais. Mesmo algumas políticas sociais aprovadas tem implementação precária por conta da falta de verbas (quase metade do Orçamento é comprometido com o pagamento dos juros da dívida pública) ou pelo racismo institucional.


Um poder popular se constrói a partir de mobilização dos movimentos sociais, da luta nas periferias por reformas no sistema político, com a democratização da mídia, pela desmilitarização da polícia, contra a financeirização da economia, por políticas de equidade racial como políticas de estado, pelo fim do genocídio da população negra, pela criminalização da homofobia e pela equidade de gênero, entre outras coisas. O projeto político do PSDB não é só contra isto, mas também defende o aumento da repressão aos movimentos sociais, como se observa aqui em São Paulo, onde a periferia vive em permanente estado de sítio com execuções extrajudiciais, invasões de domicílios sem mandato. Os movimentos sociais são constantemente tratados como criminosos pelas forças policiais. O governador Alckmin e o candidato a vice de Aecio defendem publicamente a redução da maioridade penal.


Assim, por mais insuficiências que percebamos no governo Dilma, vitória de Aécio é um tremendo retrocesso. Diante desta polarização, o Coletivo Quilombação defende neste segundo turno o voto em Dilma, contra o retrocesso.

(Nas redes sociais, usaremos a hashtag #aecionever)


Contra a redução da maioridade penal
Pela manutenção das políticas sociais
Contra a privatização das estatais
Contra a exclusão e a violência que vitima jovens negros e da periferia
Contra a repressão aos movimentos sociais
Contra o racismo, machismo e a homofobia


AÉCIO NEVER!!!

Comissão Política do Coletivo Quilombação
Outubro de 2014

Nenhum comentário: