Você que me lê, me ajuda a nascer.

quarta-feira, janeiro 02, 2019

Cachorro Velho, Teresa Cárdenas.


Faltam algumas páginas para que o livro acabe. Eu não quero que ele acabe. Eu não quero que Cachorro Velho acabe. Mas acaba. Comprei esse livro porque tinha lido um outro de Teresa faz uns anos, lindo como esse. Lindo. Mas esse me deixou ainda mais apaixonada por ela. Soube que ela esteve em Salvador faz pouco tempo  e fiquei louca porque não soube a tempo para ouvi-la falar. Que maravilhoso seria.

Ela escreve coisas que me fazem fechar o livro, fechar os olhos e imaginar. Ela escreve coisas que faz meu olho encher de água de alegria, tristeza e doçura, tudo ao mesmo tempo. Tenho especial interesse em ler livros em que os personagens masculinos, criados por mulheres, se apresentam para mim a partir de uma outra ótica. Cachorro Velho é um homem negro velho, escravizado desde pequeno e que, ao falar de si, do que sente e como sente, refazendo os caminhos da sua vida e suas relações com as outras pessoas que vivem com ele. 

Cachorro Velho é um livro para ser lido e relido sempre que possível; deveria ser conhecido por toda a gente, aqui e em Cuba, cidade de Teresa. Aliás, não. Teresa é pra ser lida em tudo que é canto desse mundico. 

Que massa estar aqui e agora para ler tudo isso.


Nenhum comentário: