Você que me lê, me ajuda a nascer.

quinta-feira, fevereiro 15, 2024

O pacto da branquitude, Cida Bento.


Comecei, há algum tempo, mesclar a leitura de livros de literatura com livros teóricos, porque preciso ler todos e nem sempre são livros que eu quero ler... lendo um e outro, encontro mais interesse na leitura do que ficar só em um. Percebi isso e já separei as próximas cinco duplas de livros. Preciso ler os livros que comprei nos últimos anos para poder comprar a biografia do Tupac e de Lebron James. Estou com tanta vontade de ler esses dois que acho que vou bater a meta antes do fim do ano, bem na época da feira da USP, lugar de comprar livro caro.

Este é um livro introdutório dos estudos que Cida Bento vem fazendo desde a década de 80 no Brasil e eu recomendo para quem quer entender um pouco mais sobre o que é o pacto da branquitude e como ele afeta toda uma sociedade que se deseja democrática. Cida traz alguns exemplos bastante didáticos no decorrer do livro, para demonstrar como e porque a branquitude trabalha nas organizações de modo a colaborar com a estrutura social racista que temos nos dias atuais. Segundo Bento, a meritocracia é uma arma bastante eficaz como modo de afirmação da supremacia branca e, por isso, penso que é preciso ter olhos e ouvidos atentos para não reforçarmos a ideia de democracia racial, que muitas vezes vejo como um embrião (ou verme) dessa ideia de que merecemos o que temos porque lutamos muito.

Há algum tempo atrás, eu quis escrever um livro chamado "Vivendo com um homem branco". Esse livro de Cida Bento me faz reacender o desejo, mas o desejo de ler a biografia de Lebron me faz ter preguiça de começar qualquer empreitada de escrita. Quem quiser saber histórias que possivelmente sairiam no livro, vai ter que conviver comigo. É o jeito.  

Cida Bento

 

Nenhum comentário: