Você que me lê, me ajuda a nascer.
segunda-feira, abril 18, 2011
Logun-Edé – Uma Pequena Yorubópera.
O espetáculo de teatro infanto-juvenil Logun-Edé – Uma Pequena Yorubópera - em cartaz aos sábados às 16 horas, no Teatro Imprensa - conta a história de Logun-Edé, orixá adolescente, uma das únicas divindades adolescentes do panteão africano cultuadas no Brasil.
A interpretação é do grupo Pé de Moleque, formado pelos atores Carol Bezerra, Carlos Alberto Júnior, Clauxs Xavier, Graciela Soares, Jane Fernandes, Leonardo Devitto e Nilcéia Vicente. A orquestra conta com os músicos André Fabiano, Éder Francisco, João Nascimento, Juliana Silva Najú e Renato Isaque
Com um elenco formado por cantores/atores que cantam e contam a história do menino encantado, o espetáculo traz também uma pequena orquestra formada por violão, violoncelo, flauta transversal e percussão, em uma mescla de referências e influências que passeiam entre o erudito e popular. Para o grupo, o espetáculo pode ser denominado de diversas formas, como ópera mestiça, ópera teatral, ou simplesmente Yorubópera.
Originário da nação Yorubá o mito de Logun-Edé representa a transformação, a alternância e a busca de algo novo. Carrega consigo a dualidade, já que é, ao mesmo tempo, espelho de seu pai e de sua mãe, enquanto tenta descobrir e confirmar quem ele é em sua essência. Mesmo que para isso seja preciso romper com os padrões pré-estabelecidos por seus antecessores.
Logun-Edé é filho de dois mundos distintos. Ele reflete em sua figura características de seus pais, enquanto busca sua identidade, transformando os padrões estabelecidos. Do encontro do rio com a mata vem correndo o menino que deseja descobrir sua individualidade, e conhecer o mundo. Para saciar essas vontades, Logun percorre vários caminhos cheios de magia, encantamento e musicalidade.
O Grupo Pé de Moleque apresenta seu novo trabalho, em que, assim como no mito de Logun-Edé, somos levados a vivenciar como é possível a convivência e o entrelaçamento de dois mundos, sejam eles o erudito e o popular, o cantado e o falado, o teatro e a ópera, o africano e o europeu ou, ainda, o adulto e o infantil.
Construído de maneira lúdica, Logun-Edé – Uma Pequena Yorubópera é um convite à quebra de preconceitos e paradigmas. Tem a proposta de levar à discussão sobre as diversidades, sobre como a convivência com o diferente nos faz crescer enquanto indivíduos.
Grupo Pé de Moleque – O Grupo Pé de Moleque vem desde 2007 desenvolvendo um trabalho de resgate e valorização das culturas populares das mais diversas origens. O primeiro espetáculo do grupo, Coisa de Vó, de 2009, era um passeio por mitologias e contos de diversas culturas, como a europeia, a indígena e, em especial, a africana. Conduzidos pela figura de Vó Tônha, os espectadores mergulhavam em mitos e contos que revelavam um pouco da diversificada formação cultural do Brasil.
Agora, com Logun-Edé – Uma pequena Yorubópera, o grupo se aprofunda nas matrizes africanas, e, baseado em uma estrutura originária da Europa, nos apresenta um espetáculo rico em sua simplicidade, com convite inevitável a refletirmos sobre nós mesmos.
Serviço
Local: Teatro Imprensa
Endereço: Rua Jaceguai, 400 - – Bela Vista – São Paulo
Data: Sábados às 16h
Tel: (11) 3241-4203
Preço: De R$ 15 a R$ 30
http://www.clickcultural.com.br/teatro/nota-espetaculo_infantil_investe_na_cultura_africana-15789.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Precisamos mesmo de locais de divulgação. Estou seguindo.
O meu blog é:
climadefavela.blogspot.com
Massa, estamos aqui e sábado estarei lá!
Adorei.
Vou ver de novo.
Olá, Negra Linda...rsrsrs
Adorei teu blog...Amei mesmo...
Parabéns...
Obrigada pelo elogio! Como me achou? Tenho dessas curiosidades...
Beijos, e apareça!
Postar um comentário