Você que me lê, me ajuda a nascer.

segunda-feira, janeiro 30, 2017

J.

Sete anos, me ensinando a viver. Me ouviu falar "olha, tem uma menina preta ali", e me olhou e disse:
- Ai, ai, ai, ai...
Notei que ela falava "ai, ai" pra palavra preta. Perguntei porque e ela disse que isso era racismo. Expliquei pra ela que a palavra preta não era racismo, mas poderia ser, dependendo de como era usada.
- Se for de um jeito carinhoso, pode não ser racismo. Mas se for usada como xingamento, aí sim, é.
- Difícil de saber...
- É, é difícil mesmo... mas se eu disser assim: Jaine, você é uma pretinha linda, você entende que é diferente de "sua" preta?
- Eu entendo, né?
- Pois é isso...
- Mas continua difícil...
- É, o racismo é coisa difícil mesmo...

Sete anos e me ajudando a aprender como dizer coisas. 

Nenhum comentário: