Você que me lê, me ajuda a nascer.

sexta-feira, novembro 25, 2005

Eu sou uma chata.

Vejam bem, eu não gosto de enganar ninguém. Sou chata sim. Sou a pessoa mais Caxias que conheço. Diz aí, quem você conhece que fica o tempo todo se perguntando se o que fez foi certo ou se deveria mesmo mesmo torcer o nariz praquela pessoa, filme ou exposição? Eu sou Caxias demais, e comigo então... nossa, nossa. Quando alguém me diz que sou legal demais, vou logo prevenindo: "Não é bem assim não, tenho lá minhas paranóias..." Mas eu não tenho culpa de não ter ido com as fuça do Moreira Salles. O João. Assisti metade de um debate com ele. Sim, metade. Por que não conseguiria ficar a outra metade ouvindo-o falar aquelas coisas, sem me pronunciar e tentar colocá-lo no lugar dele. Oh-oh, eu sei lá o lugar dele, é só uma frase de efeito, gente. E nem é criticando a amizade dele com o VP, não. Ele pra mim pode ser amigo de quem ele quiser. O que me irritou foi a sua pretensa neutralidade, como se um documentarista, por não ter a obrigação de denunciar nada, pudesse realmente estar assim tão outside. Pelamor. Agora fico achando que essa discussão sobre o filme Entreatos é realmente só marketing pesado, afinal, as tiragens de documentários brasileiros em DVD são tão pequenas que o cabra tem que fazer alguma artimanha pra promover o DVD... é isso. Mas aí eu fico me perguntando se ele é assim mesmo um cara cheio de palavras num discurso vazio ou estava num dia ruim. Com esses vôos chatos entre SP e RJ que te fazem ficar 40 minutos aguardando pouso... isso mexe com a cabeça do pobre. Né? Não que ele tenha falado só besteira. Mas ele mesmo disse, "Notícias de uma Guerra Particular" não tem quase nada de novo, a não ser umas poucas cenas de lugares que provavelmente não serão abertos tão facilmente para entrada de uma equipe de filmagem. Mas não fui só eu quem levantou no meio do debate. E também, quem precisa da maioria... eu sou eu, licuri é o diabo. Aí hoje eu estava numa reunião e numa conversa informal com minhas colegas de trabalho descobri que só eu tinha gostado da convidada para o debate político. Sou do contra, me disseram. Pois eu gostei da moça, gente, ela pelo menos não enrola ninguém à caça de votos, chegou lá e foi dizendo o que muita gente não queria ouvir, mas era a mais pura verdade. Eu prefiro assim.Não passou a mão na cabeça, nada. Nada. Engraçado. O pessoal reclama de políticos que mentem e quando me chega uma que diz a verdade, ficam meio assim assim. Gostam mais daquele outro que senta e almoça junto. E faz a politicalha suja e fajuta. Gostei dela mesmo. Mas não é que tenha gostado de tudo que ela falou, não é isso. Só achei louvável ela chegar e dizer pra um monte de possíveis votantes que não apoiaria uma ação deles só por dizer, quando ela mesma lutou a vida inteira contra isso. Grosso modo, é o mesmo que pedir pro Gabeira assinar um documento vetando a pesquisa sobre os efeitos da marijuana em pacientes terminais. Pelamordedeus. Estou ouvindo muito ultimamente Bob Dylan e Son House e Tom Paxton. Deve ser por isso que eu sou chata. E velha, minha gente, e velha. Ah, e Guthrie. O cara tem uma música, "This Land is Your Land", que seguramente, se eu tiver uma criança, vou fazê-la ouvir, em algum momento da sua infância. Eu ia gostar de ter 25 anos e lembrar de ter ouvido o cara cantar essa musiqueta enquanto eu brincava no balanço no quintal do vizinho ou coisa parecida.

Nenhum comentário: