Você que me lê, me ajuda a nascer.
quinta-feira, junho 27, 2024
quinta-feira, junho 20, 2024
quarta-feira, junho 19, 2024
Eu agradeço.
domingo, junho 16, 2024
quinta-feira, junho 13, 2024
quarta-feira, junho 12, 2024
49,9%
Eu descobri que a cidade onde eu moro há 49,9% de pessoas que se declaram pretas. P-R-E-T-A-S. O número de autodeclaradas negras é de 94%. Considerando que sempre é para mais, eu chutaria uns 96% ou 97%. Eu ando nas ruas e vejo.
No horário da academia, eu não tenho nenhuma colega que não seja negra. Quando eu sento na cafeteria, há sempre pessoas negras servindo e sendo servidas. Quando eu ano na rua, ver uma pessoa branca é realmente muito difícil. Há pessoas pardas - que até podem se considerar brancas na cidade, já que somos tão negros/as - sim, mas pessoas brancas, eu realmente não as vejo.
Sim, verdade, eu tenho uma vizinha branca. Tenho dois vizinhos, uma branca. Uma daquelas que estão entre o 5% de pessoas que se declaram brancas. Passamos muito tempo sem nos ver (nossas casas são longe uma da outra) e, muitas vezes, a gente só buzina uma para outra. E está tudo bem, pelo menos para mim.
Meu vizinho negro chega do trabalho e canta músicas de amor (eu sei porque a casa dele é em frente à minha e não tem como não ouvir - e sim, eu quero ouvir). Eu daqui às vezes completo uma música e às vezes a gente conversa sobre a vida e os bichos e a morte e o medo. E também está tudo bem, pelo menos para mim.
Ser negra aqui é quase tão comum quanto respirar. Isso ajuda muito a você entender o quanto você é pessoa.
Das nove cidades mais negras do Brasil, oito estão na Bahia e São Francisco do Conde é uma delas. Vocês ainda me perguntam porque eu amo morar aqui e porque eu não penso em sair dessa cidade?
Eu não vou a lugar nenhum. Para mim, a felicidade mora bem aqui, entre o quintal e a Baía de Todos os Orixás.
domingo, junho 09, 2024
Reino Transcendente, Yaa Gyasi.
quarta-feira, junho 05, 2024
Beleza.
Eu disse a ele
Sabe quando a pessoa tem certeza que é bonita?
E ele
Não
E eu
Quando você vai à casa dela e ela não tem um espelho sequer
Ele riu, mas sabe que é verdade. Ele é bonito mesmo. Não é um bonito mais ou menos. Ele é bonito por ser ele mesmo, por saber que é sem precisar de espelho ou de alguém que fale. Eu passei um tempo olhando para essa beleza, eu sabia que tinha pouco tempo mas queria registrar com os olhos aquela maravilha de beleza que estava ali ao meu lado, às vezes de longe você consegue ver ainda mais a beleza, mas eu queria apreciar também de perto, do lugar onde ele escolheu estar naquele dia em que a gente se encontrou por acaso.
E eu disse
Só de poder ver essa beleza toda várias feridas na alma são curadas, a gente precisa de beleza na vida
E ele
Que bom que eu provoco isso em você
Não só isso, eu pensei comigo, mas só isso já seria muito para aquele dia cheio de surpresas. A vida é incrível, eu e ele concordamos. Deve ser porque chegamos ao fim do dia juntos, não teria como pensar diferente.
Elza me deu régua e compasso.
A carne mais barata do mercado (matrimonial) é a carne (da mulher) negra.