Você que me lê, me ajuda a nascer.

domingo, setembro 29, 2019

Minha pequena África.

Guiné-Bissau
Cabo Verde
Sudão do Sul
Congo
Senegal
África do Sul
Angola
Moçambique
Costa do Marfim
Nigéria
e...

Gana
São Tomé e Príncipe
Guiné Conacri
Mali




sábado, setembro 28, 2019

Língua.

Sorry, but English is not my first language 

... English is not my first language too, so... It's ok 

E assim a conversa começou e só terminou quando descobrimos partes da nossa primeira língua, aquela que se fala junto quando o corpo se apresenta para conversar. 


quarta-feira, setembro 25, 2019

terça-feira, setembro 24, 2019

Swap Phones.


Eu mesma não.

Não estou apaixonada, mas estou feliz, que é muito bom também. Disse a ele que português não tem mais palavra para explicar como ele é ótimo.

Como é que se fala 'você é a melhor pessoa do mundo' na sua língua?

Ele disse, eu repeti, mas agora me esqueci. Assim que olhar para cara dele de novo, escrevo na palma da mão e depois anoto aqui. 

segunda-feira, setembro 23, 2019

sábado, setembro 21, 2019

Toda errada.

Eu sou toda errada. 

Lembrando dele e de quando eu pedi para não ser mais uma modelo e ele não espalhar foto minha por aí. Ele atendeu meu pedido e mesmo tendo pencas de fotos minhas, nunca publicou nenhuma até hoje (minto, em algum lugar, tem uma foto minha desfocada e parte do meu rosto e o cabelo, mas ninguém sabe, só nós). Eu é quem faço isso, porque ele é o dono das minhas melhores fotos e são elas a estampar uma coisas especiais que já fiz. 



Provocação.

você é única
você é incrível
eu ainda gosto de você 
não queria ter perdido você 


Queria que não fizesse mais diferença nada disso, mas ainda faz. Eu ainda sinto. Eu sinto tudo, eu sinto muito. Não quero deixar de sentir. As belezas ficam martelando na minha cabeça, eu não lembro direito porque não dá mais, porque, mesmo?

domingo, setembro 15, 2019

Outstanding.

Seu corpo é uma poesia, se tu entrega para um analfabeto ler, epa

Ele disse tantas outras mais coisas que eu poderia nem escrever nada, só transcrever as belezas. Mas eu estou aqui desconfiada. Fico olhando para ele deitado ali dormindo sem acreditar que ele é assim desse jeito mesmo. Estou aqui esperando a máscara cair, que feio isso. Eu estou ficando errada (mas faço a lição direitinho, cuido e dou carinho, atenção).

Das coisas ótimas que me aconteceram na vida, ele agora é a surpresa mais de verdade e simples porque presente e sempre. Sem alarde e nem pedir nada, sem passar na frente e querendo aprender coisas. Com cuidado.

Ele merecia minhas palavras bonitas todas aqui. Mas ele me rouba todas elas porque as diz ao vivo e em preto.

Estou apaixonado por si, não importa se estás por mim, o amor é assim mesmo

Me deixa dançar no meio da boate sozinha e sorrir para todo mundo do meu lado, não me enche o saco que a gente vai se amar pra sempre.

quinta-feira, setembro 12, 2019

terça-feira, setembro 10, 2019



Amei essas fotos. Amei. Nem sei porque. Adoro Nuno. 

domingo, setembro 08, 2019

sábado, setembro 07, 2019

Uma cidade amiga das crianças.

Cheguei no ponto de ônibus e um garoto de uns dez anos repetia os itinerários num inglês corretíssimo, todo charmoso em sua roupa de escola. Olhei para ele, que olhou para mim mas não me deu ligança. Olhei de novo e continuei a olhar. Sorri, esbocei um começo de conversa com meu inglês de aprendiz e ele me deu bola. Mostrei um adesivo escrito em português e ele treinou ler. Parecia com aquela animação de quem aprender a ler e quer entende tudo que os símbolos da escrita dizem. 

Conversamos sobre o ônibus que iríamos tomar, descobri que era o mesmo, mas assim que ele encostou no ponto, ele saiu correndo em disparada. Ninguém ligou para a gente conversando, ninguém me olhou como se eu fosse uma monstra ladra de crianças e ele foi embora, rápido como apareceu na minha frente, não o vi mais.

Cape Town é assim, uma cidade grande onde você encontra crianças na rua, nomeadamente mais meninos do que meninas, mas tem. E eu fiquei apaixonada por isso, quando uma cidade ainda tem crianças na rua indo e vindo sozinhas é porque há alguma esperança. Há coisas ruins acontecendo o tempo todo, em toda parte, em Cape também. Mas essa primeira impressão - que eu não tive em Londres, por exemplo - já encheu meu coração de amor.

Vou ali, olhar crianças indo e vindo em bando da escola.

sexta-feira, setembro 06, 2019

quinta-feira, setembro 05, 2019