Mostra chega a Salvador para discutir representação das religiões africanas no cinema nacional
Programação acontece entre os dias 14 e 19 na Sala Walter da Silveira
O amuleto de Ogum, Nelson Pereira dos Santos, 1974
Após passar por Cachoeira, será a vez de Salvador receber a Mostra Cinema de Santo, projeto dedicado à exibição e discussão de filmes brasileiros com temática religiosa, em particular os relacionados às religiões de matriz africana. A programação, que começa nesta sexta-feira, inclui uma mostra retrospectiva de filmes, mesas de debate, exposição de cartazes dos filmes em exibição e catálogo do evento.
Devoção, Sérgio Sanz, 2008
A Mostra Cinema de Santo começou na última sexta-feira (7) e até o dia 13 estará no Recôncavo, desembarcando em Salvador na sexta, 14. Na capital baiana, quem recebe o projeto é a sala Walter da Silveira, localizada na Biblioteca Central dos Barris, onde serão exibidos filmes de longa, média e curta-metragem. No total, serão 40 filmes que misturam etnia, discurso político, magia, feitiço, religião e nacionalismo. O projeto é uma realização da Secult, com apoio da Dimas e da UNE.
Entre os filmes exibidos estão: O Amuleto de Ogum (1975), de Nelson Pereira dos Santos; Anjo Negro (1972), de José Umberto Dias; Copacabana, Mon Amour (1973), de Rogério Sganzerla; O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969), de Glauber Rocha; Devoção (2008), de Sérgio Sanz; Jardim das Folhas Sagradas (2010), de Pola Ribeiro; e O Fio da Memória (1989), de Eduardo Coutinho, cineasta morto no último dia 2 de fevereiro.
Essa notícia saiu no Ibahia.
Por essas e outras, Salvador. Saiba mais sobre a mostra Cinema de Santo aqui.
O jardim das folhas sagradas, Pola Ribeiro, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário