Que ótimo que Ynaê escreveu um livro de história para podermos fazer referência em nossos textos. Obrigada. Há muitas, muitas referências no livro inteiro e recomendo para quem quer começar a aprender mais sobre a história do Brasil a partir de uma outra perspectiva, inclusive em relação à história da população indígena, que ainda hoje pensamos não ter se rebelado contra opressão portuguesa ou serem menos inclinados à civilização que as pessoas negras... o livro é realmente maravilhoso e poderia ter mais de um volume, sendo um para cada época do Brasil, essa divisão histórica que a gente faz para explicar para as crianças que o Brasil é um país racista, mesmo com o fim da escravização.
Vou contar uma coisa que aprendi no livro, mesmo com tantos anos de estudo e pesquisa, para deixar marcado aqui como valeu a pena ter lido e como vale a pena nunca parar de estudar.
Aprendi sobre a Companhia dos Homens Pretos, de que nunca tinha ouvido falar. Aprendi sobre história econômica (a assimetria da tributação da exportação no Brasil que, desde 1891, se tornou estadual), aprendi mais sobre os "negros da terra" e aprendi, novamente, que mulheres negras podem e fazem muitas coisas o tempo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário