A peça As perALTICES de JÚNIOR pequeno, que estreou em outubro de 2024 em Salvador, é um musical que conta a história de Júnior Pequeno (JP), um menino negro que acredita no seu potencial, sonha e faz de tudo para realizar os seus sonhos. E o melhor: ele realiza! A autoestima dele é tão elevada que toca o céu! A narrativa contada é entrecortada com músicas compostas por Raulino Júnior, que concebeu, atua e dirige o projeto. Durante a apresentação, todas as pessoas são estimuladas a brincar com o protagonista. O objetivo é formar uma comunidade, seguindo a filosofia Ubuntu: eu sou porque nós somos. Na pesquisa que fez para escrever o texto do espetáculo, Raulino Júnior, que é professor da educação básica, jornalista e produtor cultural, usou o livro Catálogo de Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras (Aziza Editora, 2022), organizado pelas professoras/pesquisadoras Helen Pinto, Luciana Soares da Silva e Míghian Danae, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, como fonte. Inclusive, o livro é parte integrante da montagem, porque é um objeto cênico citado duas vezes pelo protagonista. "Escolhi duas brincadeiras listadas no livro para fazer nos momentos de interação com a plateia", explica Raulino.
A peça está de volta à agenda cultural de Salvador e terá apresentação única no Teatro Gamboa Nova, no dia 9 de fevereiro de 2025, às 10h. Os ingressos, que estão à venda na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla, custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).
Sinopse:
Em mais um dia de visita à pracinha que costuma ir para brincar, Júnior Pequeno encontra novos amigos e, através de muitas peraltices, conta um pouco de sua história de vida. A partir de um livro que ganhou do pai, ele apresenta aos amiguinhos brincadeiras oriundas de países africanos e convida todo mundo para brincar. Durante a narrativa, traz a reflexão de que brincar só é bom quando todo mundo se diverte e que o diálogo é fundamental para a resolução dos problemas. No desfecho, mostra um livro muito especial que ganhou da mãe e fala da importância de ter sonhos na vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário