Minha nova amiga Mari me disse
Como uma pessoa branca vai ser antirracista? Como ela vai ser contra ela mesma?
Eu ri e concordei. A verdade é que para a gente, é muito mais simples concordar que um homem não pode ser feminista, mas a gente mata e morre para dizer que existem brancos antirracistas e aliados. Porque?
Porque racismo é crime e ninguém quer ser criminoso, né? Não assim, de modo declarado! Mas, pensa comigo, pensa com a gente, comigo e com Mari.
Como uma pessoa branca pode ser antirracista? Como ela pode defender uma ideia que só vai acabar com os privilégios dela, com tudo que ela é e tem, como tudo que ela acredita e sempre foi? Assim como os homens nunca conseguirão ser feministas ou qualquer coisa que seja em prol das mulheres, as pessoas brancas nunca conseguirão ser antirracistas. Elas podem simpatizar e tentar, mas ser antirracista é outra coisa.
Quer saber? Só quem consegue ser antirracista são as pessoas negras, as pessoas indígenas. Somos nós que fomos criados no auto-ódio que temos de aprender a nos amar e a não reproduzir o racismo. É para nós a educação antirracista, para nossa cura e alegria.
O que os brancos podem ser? Eles podem divulgar seus privilégios, se desfazer deles. Talvez, quando conseguirem fazer coisas desse tipo, podem ser aproximar um pouco do que é ser antirracista. Se eles lembrarem de, ao invés de fazer cara triste para a próxima vez que vir uma pessoa negra e querer se solidarizar com ela só por negra, fizerem questão de elencar alguns dos privilégios que eles tem só por existirem e serem brancos, já colabora muito mais que tudo nessa vida toda.
Muito mais do que ficar querendo o título de antirracista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário