Você que me lê, me ajuda a nascer.

domingo, setembro 28, 2025

sexta-feira, setembro 26, 2025

terça-feira, setembro 23, 2025

segunda-feira, setembro 22, 2025

segunda-feira, setembro 15, 2025

terça-feira, setembro 09, 2025

quinta-feira, setembro 04, 2025

quarta-feira, setembro 03, 2025

terça-feira, setembro 02, 2025

Acreditar, enfim.

Eu continuo me surpreendendo com a vida. Com o amor. Com as possibilidades que a gente abre para viver experiências quando a gente consegue se curar e seguir, sem tanta amargura. Não é fácil, nada é fácil, ficar triste e sem saúde mental também não é fácil, então se eu tiver de fazer força, vai ser para ser feliz e não reclamar. Ter aprendido duas coisas me ajudam a ficar bem:

1. A certeza de que não tenho certeza de nada. Uma coisa tão estúpida, né? Mas com o tempo, com a idade, a gente se apega a coisas que a gente já viveu, achando que vai dar certo porque já passamos por isso ou que vai dar errado porque a gente já conhece. Não é simples assim. Se fosse... seria tudo muito mais chato na vida, é por isso que ela segue incrível, por ser completamente imprevisível. Meu pai dizia

do tempo que eu nasci e ainda tô vivo

Quer dizer, é uma benção conseguir fazer a mesma coisa por dias e dias - acordar, comer, trabalhar, banhar, dormir, é uma benção conseguir o básico, sim. Porque a vida é uma coisa que não te promete nada, nada, mas todo segundo tem coisa. Então, eu penso que eu nunca sei de fato o que pode acontecer. Muitas vezes eu me preparo pra caramba para uma coisa e ela não chega. Muitas vezes eu não me preparo e é incrível. Não tem receita, todas essas coisas que a gente já sabe, né? Só que a gente diz que sabe, mas na hora a gente quer mesmo que aconteça como a gente está esperando, a gente diz que sabe que a vida é um imprevisto a cada milissegundo, mas vive esperando que tudo saia como esperado. Eu me divirto com frases do tipo "isso nunca aconteceu", como se a vida tivesse te prometido que só aconteceria com você coisas que já aconteceu uma vez, como se fosse possível você já ter vivido tudo que há pra viver.

2. Escolher um caminho não significa que ele vai ser melhor que o que você não escolheu. Pode ser que, na hora, quando você escolher, ele vai "parecer" melhor. Mas não acredito mais em "melhor". Só isso. Estou tirando umas palavrinhas da minha vida. Sabe porque? Não tem como saber, e o que a gente tem que saber é que o caminho escolhido vai ter problemas no percurso, assim como aquele outro que você não escolheu. A gente até escolhe achando que sabe um pouco o que pode acontecer (e fica chateada quando não acontece, porque a gente escolheu aquele caminho porque ele trazia um pouco mais de segurança que o outro...), mas a real mesmo é que como a gente não tem certeza de nada... a vida não te dá garantias, ponto. Aí eu penso assim: vendem para a gente essa ilusão, "por aqui é melhor", então a gente se frustra porque a gente não se prepara para cair do cavalo naquele caminho que parecia tão melhor. Não tem isso. Todo caminho pode ser uma grande furada ou uma grande beleza. Ou uma coisa morna mesmo. Não tem como saber, porque também tudo pode mudar. Ele pode começar uma furada e se tornar uma grande beleza ou o contrário. E é aí que entra a sua agência. Eu fico olhando a minha vida e pensando nas coisas loucas que já aconteceram comigo e em como eu lidei com elas. Em como eu não me permiti que elas me paralisassem porque eu queria - e ainda quero - viver muita coisa que eu não vivi. Eu quero viajar, conhecer coisas como Patagônia ou voltar à Itália dirigindo um carro lá pelas bandas da Procida. Eu quero sentir isso, a viagem, ver pessoas, ouvir histórias, fazer elogios, receber elogios. Eu quero muita coisa, quero também poder ter tempo de ficar sem fazer nada só sentada no sofá afagando Namaste e vendo ele lentamente sair dali e ir deitar em outro canto porque não quer cafuné daquele jeito. Eu quero. Minha vontade de viver se sobrepõe à vontade de parar tudo e só sobreviver. 

É cansativo, sim. Nem todo dia é simples, mas eu ainda acho que vale mais a pena gastar minhas fichas e forças nessa aposta completamente sem nenhuma promessa que é a vida. Eu ainda prefiro acreditar no amor e esperar ser amada, eu ainda prefiro me cansar acreditando.