Dia desses lá no trabalho, numa dessas dinâmicas de grupo, a gente tinha que responder perguntas pessoais, e aí caiu uma muito legal pra uma colega minha, que era:
"Que música marcou a sua vida?"
E ela disse que gostava bastante de música, mas que não se ligava nisso de "uma que marcou". Aí eu disparei:
"Mas como é que pode, menina? Se tivesse caído essa pergunta pra mim, eu..."
Ela:
"Pára, você já respondeu a sua, tem mais gente e pouco tempo, não dá".
Pois então eu escrevo aqui. :-P
Se tivesse caído pra mim a tal questão eu começaria falando assim:
Tenho várias músicas especiais! Para cada momento especial, para todos os meus momentos! Tem sempre uma música na cabeça ou nas caixinhas. E aqui eu vou falar umas que eu lembro muito, muito, muito:
-
Doo Woop, Lauryn Hill,
The Miseducation Of Lauryn Hill - Essa música sacodia a república em que morei um tempo no interior da BA. Eu tenho amigas até hoje que são dessa época, e elas sabem bem disso, eu ganhei o cd' de uma professora nossa e acabou virando um hino, depois desse cd' ninguém mais achou bizarro me ver dançando que nem louca na sala. Tanto é que na formatura de uma das minhas amigas, fim de festa, e a gente pediu pro cara tocar essa, só a gente na pista...
-
I Gotta Find Piece Of Mind, Lauryn Hill,
Unpluggead - Na verdae, o cd' que me marcou inteirinho, eu me lembro de estar fazendo as malas pra partir (de novo) para outros lugares, deixa a minha casa, minha mãe, minhas coisas...
-
SomeDay, The Strokes,
Last Night- Eu estava num carro, voltando da praia, e aí colocaram Strokes para tocar. Na hora que essa música começou, eu estava justamente pensando em como era bom estar ali, só ali e eu era a pessoa mais feliz do mundo. Eu não queria mais nada, nada, o amigo que guiava cantarolava uns versinhos e eu era feliz.
-
Errare Humanum Est, Jorge Ben,
Tábua da Esmeralda - Uma certa pessoa que eu amo por ser quem é, por ser linda mesmo sem querer ser, enquanto a música rolava, dizia em voz alta: "Que música... ele foi feliz escrevendo isso... a melhor coisa que ele já fez... 10... 9... 8..." E eu lembro dela assim, cantando isso pra todo mundo que estava presente ouvir, se igualando à Jorge, por que sendo uma das melhores pessoas que eu conheço, ela estava só sendo ela mesmo, sem nenhum esforço.
-
Security, Joss Stone,
Body, Mind & Soul - Ela encheu o quarto com o som do refrão.
-
Waiting On An Angel, Ben Harper,
Live From Mars - Ouvi uma vez e chorei. Depois disso, é difícil não ficar meio assim-assim quando ouço ele me sussurrar: "Angel..."
Claro que tem muitas outras. Claro que eu não vou ficar falando de todas elas aqui. Mas é que música é sim uma coisa que me fascina e me entorpece, todos os dias.
E sabe qual a pergunta que eu tirei na tal dinâmica?
"O que a faz feliz?"
Sabe o que eu respondi?
Não, né?
Eu disse que o que me faz feliz é fazer o que amo, o que gosto e
amar. Seja o que ou quem for, amar. Ainda acredito nisso. E acreditar que todos os dias podem se tornarem melhores, isso também me deixava muito feliz. Acreditar que era possível, que haviam esperanças, isso me fazia muito feliz.
Eu sei que é bobo, mas quem disse que eu não sou boba?